quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A Opinião Pública

______________________________


A melhor muralha da autoridade é a uniformidade; a menor divergência de opinião torna-se , então, o pior dos crimes. A mecanização em grande escala da sociedade atual acarreta um acréscimo de uniformização. Encontramo-la presente em toda parte; nos hábitos, nos gostos, nas escolhas das vestes, nos pensamentos, nas idéias. Contudo, é no que convimos denominar 'a opinião pública', que encontramos seu concentrado mais aflitivo. Bem poucos têm a coragem de opor-se a ela. Aquele que recusa submeter-se é de pronto 'bizarro', 'diferente', 'suspeito', fator de desordens no seio do universo estagnante e confortável da vida moderna.

O combate que alguns indivíduos sustentam em condições tão desfavoráveis - com frequência ao preço de sua vida - é ainda mais difícil porque seus adversários não estão interessados em saber se eles estão certos ou errados. Não são nem o valor, nem a utilidade de seu pensamento ou de sua ação que erguem contra eles as forças do Estado e da 'opinião pública'. As perseguições contra o inovador, o dissidente, o contestador, sempre foram causadas pelo temor de que a infalibilidade da autoridade constituída seja questionada e seu poder solapado.

O ser humano só conhecerá a verdadeira liberdade, individual e coletiva, quando se libertar da autoridade e de sua fé nela. A evolução humana nada mais é que uma penosa caminhada nessa direção.
.
***
.
Texto de Emma Goldman, transcrito do livro "A Insubmissão e O Indivíduo, a Sociedade e o Estado" da Editora Imaginário.
.
Conforme Wikipedia:
.
Emma Goldman (27 de Junho, 1869 – 14 de Maio, 1940) foi uma anarquista de origem lituana que ficou conhecida pelos seus textos e discursos feministas e pelos seus testemunhos acerca da Revolução Russa. Emigrou para os Estados Unidos em 1886, e foi expulsa em 1919 em razão da sua intensa atividade política. Volta então para a Rússia, mas abandona o país por discordar do rumo autoritário tomado pelo governo bolchevique.
.

Nenhum comentário: