sábado, 9 de maio de 2009

Poder e Domínio: Uma Visão Anarquista

______________________________
.
.
Nos recentes movimentos “antiglobalização”, como aquele de Seatlle, há 10 anos atrás, os anarquistas ganharam uma visibilidade que há muito tempo não tinham. Junto com as mobilizações surge uma nova geração de pensadores deste importante movimento social. Em Poder e Domínio: Uma Visão Anarquista, temos a oportunidade de ver o trabalho de um deles, o companheiro Fábio lopes.

Partindo de uma base nietzschiana o livro descreve a lógica e a dinâmica do poder – o qual não pode ser entendido como um instrumento neutro na mão de quem o detém – e mostra dois modelos de poder: “modelo de poder autogestionário” e o “modelo de poder hierarquizado” (ou alienado), que se diferenciam pelo último se constituir através da dominação da maioria dos integrantes da organização por uma diretoria (ou presidência).

Dentro desta perspectiva, o autor aponta toda dominação, e o poder que ela engendra, como o objeto contra o qual os anarquistas se opõem, pois a dominação só traz para o ser humano a dependência, a alienação, a frustração e a desigualdade, sendo portanto, a organização autogestionária a única compatível com a visão libertária e apropriada para uma sociedade humana mais sadia e feliz.

O livro pode ser adquirido na Editora Achiamé, Tel/fax: (21) 2208-2979.
.
Texto transcrito do Boletim O Libertário
Produzido em Maio de 2003 por
anarquistas de Feira de Santana-BA

Um comentário:

Lucas disse...

Já lí, muito bom, estou precisando é reler... recomendo também.. abraço!